quarta-feira, 22 de junho de 2011

O inverno enfim chegou! Melhora do desempenho e aumento dos cuidados!

O inverno começou ontem, terça-feira, e os casacos, calças, gorros e luvas recebem um convite para deixar o armário. Apesar de o calor ter saído de cena aos poucos durante o outono, a temporada de frio está aberta oficialmente para os corredores. Segundo treinadores e preparadores físicos, isso representa alguns fatores: melhora no desempenho, mais do que nunca a necessidade de se alimentar e se hidratar bem para manter o bom funcionamento do sistema imunológico, maneirar nos treinos enquanto estiver debilitado e certos cuidados na escolha das roupas. O inverno de uma cidade como o Rio de Janeiro, por exemplo, onde a temperatura média é de 20 graus, o frio melhora o desempenho do corredor. Além da queda nos termômetros, a baixa umidade relativa do ar é outro componente favorável ao bom desempenho do corredor.
Com a temperatura baixa, a taxa de desidratação do atleta não é tão elevada. Ou seja, ele não transpira em excesso e não há perda de sódio e potássio. Tudo isso dificulta o surgimento de calafrios, câimbras, náuseas, "teto-preto", situações características da desidratação.

O outro lado da moeda

Se o desempenho melhora, é importante ter cuidado nesta época do ano. Isso porque a atividade física pode fragilizar o sistema imunológico, sendo que o inverno por si só já é uma época do ano em que gripes e resfriados se fazem mais presentes. Por isso, orienta-se que o corredor alimente-se bem. Além disso, o uso regular de vitamina C também ajuda nesse processo.
Quando o quadro de gripe e resfriado já se instalou no atleta, apresentando secreção em demasia no nariz, tosse, catarro, o ideal seria o atleta se recuperar ou, no máximo, dependendo da experiência do mesmo, fazer treinos leves, de rodagem moderada. Isso porque o sistema imune do atleta já está debilitado e um desgaste físico extra não seria benéfico no momento.
Para não ter que ficar parado por conta de problemas relacionados a termômetros baixos, a indicação é não deixar o corpo esfriar. A solução, neste caso, é se agasalhar bem e não deixar o organismo perder calor para o ambiente ao seu redor. Mas isso deve ser feito de uma maneira que não esquente demais e o corpo possa transpirar. O corredor deve fazer uso de roupas que não sejam tão abertas, mas também não esquentem muito. Minha dica é: evitar regatas, priorizar blusas de manga curta ou longa, para proteger o tórax de vento frio. Existem também as roupas de compressão. Dependendo do atleta, pode ser uma bermuda ou calça. O ideal é, quando chegar do treino, trocar logo a roupa após um bom banho. 

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário